sábado, 31 de outubro de 2009

Gustavo Black Alien e a Quinta Menção Honrosa.


Gustavo Black Alien sempre foi um dos meus rappers prefe/letos.Tenho toneladas de letras dele forrando a parede do meu cérebro,estão misturados na pasta "arquivos decorados"com algumas orações católicas,hinos de países,hinos de times,telefones,placas de carro do pai,e outras coisas que já escolhi decorar por achar que valia a pena manter no recheio do cérebro.
Desde a minha oitava série quando descobri a banda carioca Planet Hemp,a agilidade,bom humor,ginga e tiração de onda do estilo rapzerovinteum (021) já me causavam confusão.Confusão de impressões: sentia Led Zeppelin naquilo,sentia Martinho da Vila naquilo,sentia baião,hiphop,raggamuffin -que eu só fui saber o que era tempos depois-naquilo,sentia funkeira,soulzeira,baixo violento,punkrock Bad Religion,Suicidal Tendencies,ramones e é claro o lirismo malandro estilo Bezerra da Silva.
Me atendo um pouco mais ao estilo-descritivo-político-antiético-subversivo-tirador-de-onda da banda que chegou a ser proibida,processada,criminalizada,tolhida,encarcerada e que legou à história do rock brasileiro,nos anos 90 a impossibilidade de defender uma ideologia musicalmente,sim porque agora
gravadora nenhuma quer mais fazer acordo com nenhuma banda que queira defender musicalmente uma ideologia,ou levantar uma bandeira(!!) eu pude conhecer o trabalho de Gustavo Black Alien.
"A Lírica Bereta", epíteto que manufaturou para si e com muita razão.Black tem um estilo rápido e desafiador de cantar suas letras,ao mesmo tempo que muito natural.Você pode reparar que nas músicas do Planet Hemp,normalmente há um espaço,um momento,momento que nunca ninguém canta nas rodinhas se estiver de bobeira apenas para lembrar o clima de tal música porque é um momento complicado de se cantar,são partes complexas onde o poeta compara o seu estilo de rima com o estilo de arte dos trapalhões ou é capaz de variadas outras menções estapafúrdias,exemplos raríssimos,imagens concretamente preparadas e muitas vezes até agresSOVAS.
Gustavo BlackAlien é poeta de Nikity City.(onde aliás a cena hiphop "rio" é bastante fértil,vide Quinto Andar,Caramujo Sonolento,De leve)
Subiu ao palco pela primeira vez em 1993 e desde então já fez muitos shows e já tocou com muita gente.Lança o seu primeiro disco solo cavernoso em 2004,e se chama Babylon by Gus-O ano do macaco (referência ao lendário Babylon by Bus do Bob Marley).
É muito ativo no cenário eletrônico tendo sido remixado pelo D.J Britânico Fat Boy Slim.
Black Alien é exímio letrista,suas letras são filosoficas muitas vezes,apesar de bastante diretas,muitas partes exigem alguma reflexão sobre o ouvido,é ao mesmo tempo que desabafo ensinamento,algo muito comum na música brasileira.
Gustavo Black Alien é um dos maiores poetas do underground carioca atual.

Recomendo que se assista ao documentário - L.A.P.A de Cavi Borges e Emílio Domingos,onde o rapper Gustavo participa dizendo as verdades mais verdadeiras sobre a arte.Em particular a arte musical,dando zoom menor : o HIPHOP que já deglutimos também e hoje já é mais do que nosso porque fazemos tirando onda.


diferentemente dos hallowens que ocorrem timidos entre a elite dos cursos de inglês e condomínios da barra;
Admiradores da cultura brasileira,não temeis o Harolin,esta festa nem se popularizou e nem vai.Dia de correr atrás de doce é São Cosme e Damião,nego quer mais é curtir,deixa chegar Dia das bruxas que nós festeja mais um,pô!

*fragmento cantado por Black em Zerovinteum- Planet Hemp.

How how how faz o Papai Noel
Pow pow pow e nego não vai pro céu
Digo V de vendeta, lírica bereta
Black Alien e família, soem as trombetas!
Tomando de assalto a cidade que brilha
Mãos ao alto, vamos dançar a quadrilha
288 é formação de quadrilha

Nome:Gustavo Ribeiro, a descrição do elemento
Primeiro é o olho vermelho, na mente, no momento
Como diz o Bispo*, "eu sou artista, esse é meu lixo"
Acesso ao som restrito aos peritos
O dialeto se dito é um perigo, amigo
Para o consumo da alma sem abrigo

*Bispo - Artur Bispo do Rosário - Artísta plástico genialmente louco.

Planet Hemp -Queimando Tudo

Piso pesado e sinistro como o sol que vem sem dó
Quando eu tô preso em preto e branco como em Daunbailó*
Procurando e destruindo falsos MCs
Nocivos como os governantes do nosso país
Minha família quer tudo, como quem não quer nada
O estilo é livre, ninguém pode pará-la
Nada mais, nada menos, é, eu tô sabendo
Black Alien vai rimando, queimando, sobrevivendo
Se é o caso, queimo a casa e me livro do rato
Negozinho, se liga que eu não vou deixar barato
Então D2 " Qualé " O que você me conta?

*Daunbailó -Down by law -filme fodasso em p/b de um dos melhores diretores americanos Jim Jarmuch.

O império Contra-Ataca -Originalmente lançada no disco "eu tiro é onda" de Marcelo D2-

pensamentos mortais por detrás das grades,da cela
detritos federais tentam me botar na sequela mais
comigo tá tudo certo tá tudo tranquilo,como se eu
tivesse dando um rolé descendo o rio nilo ou o rio
amazonas também eu sei que era neguinho nenem que
nasceu la em belem eo iiuu iepe iupi ai ei me da um
microfone que eu derrubo um rei meidei meidei
mayday,eu tenho uma pistola de ouro que nem
goldfinger,eu mostro a minha rima as mina mostra sua
ginga,meu estilo é que nem dos trapalhões circence
acrobatico,o mar gelado que te da um choque
anafilatico,enquanto nada com os tubarões,caça com os
leões,na capa de confrontesco,confronta os
dragões,transforma o deserto em oasis,atravesso sem
transpirar,somos uns dos azes,das ruas eu tenho cartão
de acesso,testemunha ocular da história,como reporter
esso,eu nunca corri da KKK e nem dos alemão porque
agora eu vo corre de um irmão que nem poncio pilatos o
filha da puta que lave as mãos,que nem galactos devore
os planetas de marte a plutão.

Rimbaud - Presunto e Lirismo...


- NO CABARÉ VERDE-
às cinco horas da tarde.

Oito dias a pé,as botas rasgadas
Nas pedras do caminho : em Charleroi arrio.
- No Cabaré- Verde: pedi umas torradas
Na manteiga e presunto,embora meio frio.

Reconfortado,estendo as pernas sob a mesa
Verde e me ponho a olhar os ingênuos motivos
De uma tapeçaria.-E adorável surpresa,
Quando a moça de peito enorme e olhos vivos

Essa,não há de ser um beijo que a amedronte!
-Sorridente me trás as torradas e um monte
De presunto bem morno,em prato colorido:

Um presunto rosado e branco a que perfuma
Um dente de alho,e um chope enorme,cuja espuma
Um raio vem dourar do sol amortecido.

Outubro de 1870.

Manézinho Araújo (Quarta importante menção honrosa)


Manézinho Araújo.

Manuel Pereira de Araujo é nascido no dia de São Cosme e Damião,o vintesete de setembro,vinte dias após as paradas militares que comemoram a independência do nosso país do domínio de Portuguêses.No ano de 1910.
Cidade = Cabo de Santo Agostinho,Pernambuco,região nordeste do Brasil.
Na juventude cursou o curso de comércio, mas em Casa Amarela,região suburbana e maravilhosamente popular de Pernambuco, aprendeu a cantar embolada com um dos maiores mestres do ritmo,Severino de Figueiredo Carneiro que divulgava este estilo sertanejo de versar.

Durante a revolução de 30 Mané largou o nordeste fardado no navio do exército em direção ao Rio de Janeiro,região sudeste do Brasil.Mas quando a tropa nordestina estava próxima já de seu porto carioca,os liberais já haviam vencido a revolução mas o navio seguiu a rota até o Rio!Voltaram do Rio de Janeiro acompanhado de muitos artistas como : Almirante,Josué de Barros e Carmen Miranda.Logo,a tripulação de soldados nordestinos,naturalmente pediu aos artistas que fizessem shows na volta para casa,a fama de Manézinho na embolada já era conhecida entre seu exército e os soldados insitiram para que ele fizesse um show também.Este show histórico em alto mar fez sucesso estrondoso!
Josué de Barros jurou-lhe impulsionar sua carreira artística.
Três anos depois disso ele se convence a tentar a vida no Rio de Janeiro.

E em 1933 grava o seu primeiro RPM pelo selo Odeon onde satirizava e criticava a política da época por meio de sua embolada.Este disco e suas músicas fizeram muito sucesso e impulsionaram sua carreira.Suas composições fizeram muito sucesso e cairam gostoso na boca do povo.Inventou até mesmo uma embolada que falava sobre sua aventura não consumada no navio do exército - "pra onde vai ,valente?".Teve outros grandes sucessos como "Cuma é o nome dele?" e o "Carrité do Coroné".Suas letras são arte bem construída,profissionalmente ritmada e nordestinamente soberbas!

Sua popularidade no Brasil trasncendeu a música e em 1936,tomou parte no filme Maria Bonita de Julien Mandel.Cantando seus cocos e emboladas no cinema brasileiro.

Foi o primeiro artista a gravar um jingle no Brasil,a saber um de marca de sabonete.Gravou tantos cocos e emboladas que conseguiu o posto de Rei da Embolada.

Depois da consagração,Manézinho foi impulso para que muitos músicos nordestinos durante os anos que seguiram gravassem muitas emboladas -música que exige ritmo e muito fôlego.Em 1950 o cenário musical começava a abrir espaço para influências do exterior até na música nordestina.Triste com este movimento Manézinho faz um último show na Tijuca se despedindo.Vira pintor em São Paulo durante os anos 60.Um criativo pintor primitivo e em seu estilo não largava a temática nordestina.Além de abrir um restaurante especializado em comida regional,um dos primeiros do Brasil.

Os discos que recomendo -
Na internet conheço 2 locais onde é possível ter acesso via download até a música de Manézinho e disponibilizarei aqui o link para 2 blogs:

- 300 discos importantes da música Brasileira - (blog estupendo!)
http://300discos.wordpress.com/category/021-manezinho-araujo-1974/
este disco é fodaraço.Bolem e se impressionem com a qualidade e ritmo destas levadas infernais e essas letras muito bem montadas.Destaque para músicas maravilhosas como "Seu Dureza da Rocha Pedreira" (que é uma geladeira em matéria de pagar)

- Um que tenha- (blogzin básico de sempre)
http://www.umquetenha.org/?cat=1857
deste disco vou confessar que não gostei não.As músicas não são cantadas até o fim na maioria das vezes,é muito mais uma conversa com o artista e comentários sobre suas músicas.Apesar de ter músicas ótimas em versões ao vivo e ainda sim muito bem executadas,eu sou old-fashioned e prefiro versões de estúdio...seguem abaixo algumas das minhas composições favoritas de Mané :


Como tem Zé na Paraíba -

Vixe como tem Zé
Zé de baixo, Zé de riba
Me desconjuro com tanto Zé
Como tem Zé lá na Paraíba

Lá na feira é só Zé que faz fervura
Tem mais Zé do que coco catolé
Só de Zé tem uns cem na prefeitura
Outros cem no comércio tem de Zé

Tanto Zé desse jeito é um estrago
Eu só sei que tem Zé de dar com pé
Faz lembrar a gagueira de um gago
Que aqui se danou a dizer Zé

Num forró que eu fui em Cajazeira
O cacete cantou e fez banzé
Pois um bebo no meio da bebedeira
Falou mal e xingou a mãe d'um Zé

Como tinha só Zé nesse zum-zum
Houve logo tamanho rapapé
Mãe de Zé era a mãe de cada um
No salão brigou tudo que era Zé

É Zé João, Zé Pilão e Zé Maleta
Zé Negão, Zé da Cota, Zé Quelé
Todo mundo só tem uma receita
Quando quer ter um filho só tem Zé

E com essa franqueza que eu uso
Eu repito e se zangue quem quiser
Tanto Zé desse jeito é um abuso
Mas o diabo é que eu me chamo Zé


Cuma é o nome dele?

Cumá é o nome dele?
É Mané Fuloriano.

Vi um sujeito
Discutindo co´a mulhé
E pensem lá o que quisé
Mas direito é que eu não acho
É que por cima
Pouca roupa ela usava
Além disso não gostava
De usar roupa por baixo
Cuma é o nome dele?
É Mané Fuloriano.

Antigamente
Quando a gente se beijava
Num instante se separava
Pois o beijo não ilude
Mas hoje um moço
Quando beija a namorada
Fica de boca grudada
Parece que leva grude
Cuma é o nome dele?
É Mané Fuloriano.

De uma moça
Uma perna beliscando
Eu fiquei foi suspirando
Disso nunca a gente acha
Mas de momento
Essa moça com bondade
Foi dizendo: " É a vontade,
Minha perna é de borracha."
Cuma é o nome dele?
É Mané Fuloriano.

Fui convidade pr´uma festa de rigô
Onde a gente de valô
Ia toda encasacada
A minha sogra pra bancá a saliente
Levou roupa só na frente
Mas atrás não tinha nada
Cuma é o nome dele?
É Mané Fuloriano