domingo, 12 de janeiro de 2014

Underground Thelonious Monk,1968.




UMA PALAVRA SOBRE A FOTOGRAFIA DE CAPA . . .
Mesmo que a ilustração na capa do álbum possa parecer um bocado bizarra para os não iniciados, sabendo a intimidade de Monk reconhecerão o cenário como seu estúdio, uma parte importante do seu apartamento de Manhattan. Neste atelier encontra-se a memorabília de uma vida aventurosa e ricamente compensadora.O que mais se destaque, talvez, seja o soldado nazista .Por mais real que ele aparente, ele é empalhado ,um troféu das investidas de Monk como membro do movimento da Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, os famosos FFI.
Expedindo um " tome esta, seu chucrute de uma figa! " Capitão Monk o alvejou limpa e verdadeiramente através do coração. Ele pesava 85 Kg,vestido. O único animal de estimação de Thelonious é sua vaca que atende pelo nome de Jellyroll e é quem manda no apartamento. é interessante saber que Capitão Monk teve acesso ao piano através de combate e jamais iria numa missão sem antes se aquecer um pouco com uns quarenta ou cinquenta refrões de "Darkness on the Delta." O telefone de grama na parede, um memento da Normandia, hoje serve como linha direta para o Le Pavillion pro caso dele querer pedir um delivery de comida soul francesa. O resto dos objetos são quase auto explicativos - a bandeira nazista de batalha, capturada em Nuremburg, a dinamite que ele tanto usou junto aos objetos chaves da Alemanha , as granadas,os revólveres, a pistola 45 automática - todos eles trazem lágrimas de nostalgia aos olhos de Monk enquanto ele pensa nos gestos engavetados nos anos passados. Ele fez parte do submundo também - durante anos na America pós guerra seu piano foi parte do submundo do jazz. Agora, e aliás nos últimos poucos anos ,este gigante jazz está emergindo como o grande artista que sempre foi . Um dos mais inventivos homemjazz da história. 
 Na verdade , o título de seu álbum Submundo (Underground) tem alguma coisa equivocado . - Monk já emergiu há muito tempo !
Ele tem cometido assaltos Thelonianos em determinados enclaves rígidos de jazz desde a metade dos anos 50, e os ataques estão só começando a valer. Ah sim, sobre a garota segurando a arma de fogo no fundo do quadro. Nenhuma explicação foi requerida, e nem alguma está vindo - Gil Mckean