quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Zero












Samuel Joel “Zero” Mostel Eureka California 1915.
Há pouco na Wikipedia sobre este homem, o que me obriga a impô-los o meu ponto de vista.Trata-se de um dos maiores bufões do cinema.Palhaço gordo.Antiheróico,desconfiável,preguiçoso,ganancioso,aproveitador,malandro,sovina todos estes tipos o homem maestrava.Destes gordos engraçados que têm por aí Zero foi o preferido dos anos sessenta.Constitui até hoje uma figura tão carismática que é daquelas que faz você se entregar ao filme na primeira cena pela simples vontade de ver onde é que esse gordo vai parar.Se vai ser castigado.A quantos enganará ou como é que faz para enganar um otário daquela maneira!








Enquanto eu pensava e caçava informações sobre o Zero fui atingido por outras atualizações peculiaríssimas.Woody Allen está com filme novo!Até aí nada peculiaríssimo.
Mas seu filme novo foi escrito na década de 70!(para mim a melhor época do diretor americano).E "Whatever Works" -"Tudo pode dar certo" foi escrito para que Zero Mostel fosse o protagonista..a-ha!(peculiaríssimo)Mas como o bufão já é morto(interessante essa inadequação do verbo to be no português não acham?"É" morto fica estranho o mais comum mesmo é "estar".Ainda bem que o mais estranho tem seu espaço em algum lugar) Woody convocou o roteirista do Seinfeld Larry David,é mole?
Adoro Seinfeld,adoro Larry David (não esperem por um "mas"eu acho que o filme vai ser foda)e acho que o filme vai ser foda!E querem provas que se distanciem do meu ponto de vista?:
Sinto mas isso não será possível,não neste blog.Segue abaixo uma crítica:












"Segundo a crítica do NY Mag, "o filme é o trabalho perdido de uma era em que Woody Allen desaflorava Nova Iorque como ninguém, através de suas lentes das câmeras e que teria deslanchado ainda mais a carreira do diretor/ator na década se ele tivesse saído do papel". Ela ainda referencia outros filmes de Allen, da época como "O Dorminhoco", de 1973, "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa", de 1977, e "Manhattan", de 1979.

Esse final( citando os meus filmes preferidos do Woody!) realmente me abre um sorriso.Parece que o Woody Allen atendeu minhas súplicas a respeito de sua carreira.

e o Larry David é engraçadíssimo.Tem uma série que ele mesmo escreve para a HBO Chamada "Curb your Enthusiasm"-Traduzido por "Segura a Onda"(putz!)O humor do cara é diferente do humor do Zero e assim mais um texto é modificado e atualizado para caber melhor em sua realidade histórica.(me refiro ao roteiro setentista e zeromostelesco.)














vem aí filme bom.