quinta-feira, 2 de agosto de 2012

6 Martines,2007.




Seis Martines



( No centro do palco,ha duas pessoas,umas delas é Thomas.O ambiente um restaurante)

Thomas - Se me deixar ir vai ser certeiro!

Evilázio - Olha Thomas eu só preciso que você finalize os pratos!

Thomas - Droga Evilázio, eu to pronto pra ação bicho. Tu me deixa ir que em dois segundos eu
vou te ver reclamando "Meu Deus,onde estão meus Dry-Martinis? Ah ta!
Foram... CONSUMIDOS!

Evilázio - Não Thomas,termine de lavar estes pratos e aí conversamos.

Thomas - Pratos?Como assim pratos!?Isso aqui é mecânica...não tem coração.
   
Voz ao fundo -(Não tem coração,serve logo ar maminha!)

Thomas - Em dois segundos eu já estaria enfiando pelo menos meio litro de martini na goela de cada um!

Evilázio- Você não terminou os pratos e ainda tem os copos,e que fixação é essa sua por martini?

Thomas- Não..não é fixação..eu só..gosto quando vende..é só...gosto quando vende...(silêncio)merda!O Peterson já foi lá atender os caras,Porque o serviço aqui tem que ser tão eficiente?

Evilázio- Porque ninguém nunca vem nessa merda e eu to sempre quase falindo.

Thomas- E eu sempre quase atendendo...escuta Evilázio,o que você acha de pratos descartáveis?Assim,não precisa ficar lavando e os funcionários podem estar melhor dispostos a atender.

Evilázio-A única coisa descartável aqui é você se não fizer o seu trabalho!

Thomas - (se divertindo)Olha que idiota,mal consegue segurar uma lata de cerveja,imagine uma garrafa de martini...

Evilázio- Mas ninguém pediu martini.

Thomas-  Ah...mas vão!Com certeza vão!E aí você vai ver só quem devia estar lavando pratos!

Evilázio - Você!Você devia estar lavando isso Thomas!!
  Voz ao fundo -( Sai Filé e picanha normal viajando)

Evilázio-  Soube do Philip?Ta ,morando longe...Uberlândia sei lá,arrumou uma mulher,se casou e foi,assim sem avisar a ninguém,o cara é o rei da decisão precipitada!

Thomas- Eu não conheci nenhum Philip.

Evilázio- Sabe...ás vezes também acho que não,ele é tão assim não é?Dado.Misterioso,toma essas decisões e...

Thomas- Não,é sério,eu não conheço nenhum Philip.

Evilázio- Claro que conhece,vocês serviram no exército juntos!Philip,moreno,grandalhão...meio impaciente!

Thomas- Ah ta! O Philip que costumava...(vê Peterson)-Olha lá,olha lá,o Peterson fazendo merda!Ah não!Ele mal sabe onde fica o armário com os martinis,olha eu vou lá...me desculpe,mas eu vou lá...(já indo puto)

Evilázio -  Não,não,olha Thomas,você não vai!Não vai!( segurando-o).

-Abre-se um novo foco,este antigo some.-

(No canto do palco há duas pessoas,uma delas é Thomas.O ambiente é na infância de Thomas)

Sônia - Não vai!Não!Olha mas eu não vejo como eu te deixar sair a esta hora!

Thomas-Mas mãe,todo mundo vai!

Sônia - Vão porque eu não sou mãe de todo mundo!

Thomas-(baixinho)-Se fosse,seria um inferno!

Sônia - O que você falou menino?

Thomas-Eu...não falei nada.

Sônia- Calígula!Seu filho falou aquela palavra que começa com i..n..f...

Calígula (ainda fora de cena)-Infância?

Sônia - Não Calígula,Inferno!

Calígula (ainda fora de cena)-É o que?

Sônia- Inferno!

Calígula( ainda fora de cena)- Não te ouvi!

Sônia (realmente puta)-Inferno!!

Calígula(sai entrando)-Olha aqui Sônia!Só porque eu não te ouvi,você não tem o direito de praguejar dessa forma absurda!O que  que é isso?O nosso filho está aqui e não tem culpa dos seus estresses e problemas de mulher.E pra falar a verdade nem eu!Fica aí toda puta!Você faz coisa muito pior comigo e eu nem ligo,agora só porque eu não consegui ouvir o que você falava,não significa que você tenha o direito de ficar com esse berreiro mal criado!

Sônia- O que é isso Calígula?

Calígula- O que é isso? É a minha revolta!! (se prepara pra dar um soco na cara de Sônia)

- Abre-se o foco antigo do restaurante,o novo da infância some-

(No centro do palco ha três pessoas,uma delas é Thomas,Evilázio está caindo no chão com o soco que ele levou da terceira pessoa na cena,que no caso é o segurança Gengiskan)

Evilázio- Que porra é essa Gengiskan?

Gengiskan- Ah porra...é foda de aturar doutor,me perdoa!Mas é foda de aturar,comigo tu só reclama e grita!E grita por qualquer coisa.Eu só não tinha escutado o que você tinha falado foi só,sem motivo pra estresse,aí sob pressão a coisa foi ficando complicada aí...foi mal né...

Thomas-Po Gengiskan,relaxa..toma um martini...

Gengiskan-Eu?Não era tu que tava alterado aí querendo bater no Peterson?Era isso ou eu continuei ouvindo mal?

Evilázio-(se recompondo) Foi isso mesmo,e eu gritei porque se você não chegasse,o Thomas ia acabar matando o Peterson aqui...

Gengiskan- Thomas,você é um merda mesmo não é?

-Abre-se um foco novo do escritório onde Thomas trabalhará no futuro e fecha-se o foco do restaurante onde ele trabalha agora-

(No canto do palco,três pessoas,uma delas é Thomas,as outras duas são os sócios Roberval Palhares e Nero Mascarenhas)  

Roberval-  Certamente é.

Nero-  Não tem cabimento tomar uma atitude dessas,você é alguma espécie de louco?

Roberval- Se bem que você não pode falar muito não,com essa porrada que você me deu!Mas está tudo bem,não é a primeira vez que nós brigamos...e eu meio que mereci.Fiquei alterado enquanto você não vinha para me dar uma ajuda aqui com o Thomas...

Nero- A Roberval,você bem sabe como eu fico nervoso sob muita pressão.

Roberval- Foi mal,devo ter tomado martini demais.

Thomas – Sinto muito senhor,mas nunca se toma martini demais.

Nero- Mas porque pichar a sala da recepção?Você nunca foi disso,sempre me pareceu o melhor dos office-boys,um sujeito tão correcto.

Roberval – É assim que se fala?Correcto?Com o c?

Nero- Achei que ficaria mais elegante sei la,pra reforçar a idéia de correção que eu tinha do Thomas.

Thomas- O fato é que eu ia pichar uma mensagem pra recepcionista,porque eu estou completamente apaixonado por ela.

Nero-Martina a recepcionista? Ora Roberval,era por amor afinal...deixa o cara!

Roberval – Até tu Brutus?

Nero- Nero! Dessa vez é por uma boa causa...

Roberval- Pera aí ,eu não to acreditando no que eu estou ouvindo...

- Fecha-se este foco,inicia-se novamente o da infância-

Sônia-  Ouvir isso de você parece inacreditável mesmo!Você entra na sala e me da um soco, me desautoriza desta maneira na frente do nosso único filho?Pelo amor de Deus Calígula,eu não sei o que se passa na sua cabeça,mas um pouco de respeito tem que haver afinal de contas eu sou sua esposa!

- Fecha-se este foco e abre-se o do restaurante-

Evilázio- Eu sou seu chefe!

-Fecha-se este foco e abre-se o do escritório-

Roberval- Eu sou seu sócio!


 -Todos em conjunto- (Evilázio,Sônia,Roberval)

Todos - Deveríamos nos ajudar!

- Fica aceso o foco do escritório-
 (Sai vitela ao molho cincinati)
Todos estranham.

-Apaga-se este foco e acende-se o foco da infância-

Thomas- É carbonara!

-Apaga-se este foco,e acende-se o do restaurante-

(Corrigindo é carbonara!Molho a carbonara!)

Evilázio –Me desautorizar desta maneira é inaceitável...isso é no mínimo ridículo!

Gengiskan –Mas Evilázio,o Thomas é o melhor atendente deste restaurante,ele sabe agradar o cliente e domina muito bem a arte da palavra amiga...dos finos tratos,dos hábitos puros...

Thomas- E de um bom martini,convenhamos.

Evilázio –Mas quanto a arte da obediência,ele tem se mostrado precário!Quase tão precário quanto você na arte da lealdade!

Gengiskan –Não faz esse drama Evilázio.

Evilázio –Gengiskan,você trabalha comigo faz anos,você sabe muito bem o que eu penso sobre ordens.E ele tinha ordens pra cumprir...ordens minhas!Ele tava indo desobedecer a ordens minhas, por isso te chamei!Não posso permitir que os meus funcionários simplesmente...

-Fecha-se este foco,abre o do escritório-

Roberval – Destruam todo o meu escritório por causa do amor ou seja lá o que for!

Calígula-  Mas o menino estava apaixonado...leve isso em consideração.

-Fecha-se este foco,abre o do restaurante-

Sônia - O motivo não me importa!Olha...eu não posso mais agüentar isso...não sou obrigada a passar por este tipo de coisa

- Fecha-se este foco e abre o foco da infância-

Evilázio – Não mesmo,não nos compreendemos o suficiente...parece que moramos em mundos diferentes...diante disso eu só tenho uma decisão a tomar.

-Fecha-se este foco,abre o do escritório-

Nero – Ora lá vem você tomando suas decisões precipitadas...parece até o Philip,não acha não Thomas?

Thomas- Não conheço nenhum Philip.

Roberval – Foda-se o Philip cara,e este seu jeito de achar que sempre ta tudo bem e que é tudo simples de se resolver!Que nunca tem problema algum!

- Fecha-se este foco e abre o da infância –

Calígula – Pra você é que sempre tem problema demais!Em tudo!

Sônia – Essa sua atitude me irrita!

- Fecha este foco e abre o do escritório –

Nero – O que eu quero saber é o que não te irrita!

Roberval – Bem,eu acho que essa conversa resume todos estes nossos anos de sociedade e deixa mais do que evidente o óbvio...

-Todos os focos se abrem- (Roberval,Sônia,Evilázio)-
Todos –Nós não nos entendemos!

-Fecham os outros dois focos,fica o da infância-

Calígula – Então...é um adeus?

- Fecha-se este foco e abre-se o do escritório-

Nero – É despedida é?

-Fecha-se este foco e abre-se o  restaurante-
      
Cliente -  Vocês vendem Kibe?

Gengiskan – Esta me despedindo?

(Todos, Roberval Sônia e Evilázio,se viram até se encontrarem em algum lugar,e também assim fazem os outros três,em cena Thomas anota o pedido de todos)

Thomas – Sai Seis Martinis!

Nenhum comentário: