segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Eric Fischl , Estados Unidos Anos 80.


Spaghetti Western ou
bang-bang à italiana.


à italiana,
sangue no meio do
molho de tomate!

"like a midget in a bathroom
I would have to walk on my
toes"-
Leslie Nielsen em
Corra que a polícia vem aí 33 & 1/3.


rijo como num tango
(aonde não se sorri)
bailado ao perfume
da pólvora.


(que)


-tem no ar :


(que)
alguém vai ser perfurado!


leio as letras arredon-
dadas de uma felina
em um bilhete
amassado.


se esse tabaco
cansasse de me
mascar!
"ai,esse
tabaco que tem
nos mascado!"

foi assim que ela esperneava no bilhete
expõem-se enormes dentes sucateados
eu ,que de ler suas letras garrafais
lembrei de suas tetas!


as esporas giram
a poeira sobe e
o tambor roleta e
do alto dum cavalo magro
atiram num calango e
logram,
morto,(esbaforido!)
morto (tripas pra fora)
rijo como num tango
onde é necessário
que se ande
na ponta dos pés,como
um anão num
mictório.


as espoletas cantam!
os agentes funerários regosijam!


o níquel canta
seu jingle encantatório.


no brilho da moeda
mora um filho do sol.












toda vida está

em débito com

toda vida e beberica-se

do mesmo veneno.

"nunca gostei de gatos, mas a preocupação que o olhar felino expressa certamente tem haver com meu destino."(O último homem que matei.)











sábado, 24 de julho de 2010

à Lis pector


com admiração e temor
da sua escrita intensiva.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Olhar de mangá - Erasmo Carlos



Quando a mulher ciente da beleza encara a natureza e vira Iemanjá
seduz o coração do homem com a tentação do seu olhar de mangá
foi assim com Lilith, primeira com os olhos de pidona

Brigite e Marilyn, Gisele, Vera Fischer e Madonna
bem mais do que 15 minutos de glória o olhar ficou na historia escrito em neon
é sexo feito com os olhos um miniorgasmo disfarçado em frisson
foi assim com Lilith, primeira com os olhos de pidona

Luana e Rita Lee, Dalila, Malu Mader e Fiona
Quero que um olhar igual a esse se detenha em mim
que mexa com meus sentimentos me possua até o fim
enquanto esse olhar não acontece eu fico por aqui
mas sinto que ele está por perto azarando por aí
e lá em cima
no jardim do Éden os Deuses já de porre
brindam com maná
A grande sacanagem na Terra
tudo por causa do olhar de mangá
foi assim com Lilith, primeira com os olhos de pidona


Medusa e minha mãe, Xuxa, Fernandinha e Fernandona
E segue a maratona
Paula Toller, Lady Dy, Iracema, Dona Flor,Cicarelli, Wanderléa, Pitanga, Calcanhotto e Madalena
Grace kelly, Rosemary, Luluzinha, Juliana,Barbarella, Angelina, Frida Kahlo, Capitu e Messalina
Simone, Salomé, Mata Hari, Beth DavisMarina, Martha Rocha e Monalisa
Patrícia, Marisa Monte, Esmeralda, Marília Pêra
Bethânia, Sharon Stone, Margie Simpson
Ivete, Gal, Bibi Ferreira, Janis Joplin, Halle Berry, etc...


Todas com os olhos de pidona


Salvem os roqueiros da Tijuca!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

lá pra bem

se tudo tem
seu ponto de vista
largue o
seu ponto de vista
lá pra bem
longe do
meu poema,
minha concatenação de citações,
de minha encenação pudíca.
[Porque não interpretam A Puta
Que Os Pariu de meias?]

se largo uma ampola no pátio e ela jamais afunda
se largo uma bola no lago e crianças não chutam
se solto uma pena no ar e a pena não quica
isto não é problema meu.

lá pra bem

eu suturo tudo no escuro
atiro a esmo mesmo,ué.

largue o teu
tudo.

sorri pro meu bloco entrar bem,sorri.
sorriso de nuca a nuca,vai,sorri.
não vou lutar contra todas as tintas
que já pixaram muros tombados
porque eu sou pintura delas.

vai lá e ri
durante horas do
que não tem graça
durante horas do
que é papo sério
e faz covinha com
a bochecha e pre
encha os céus com sons!

{só de ouvir o
rumor das possibilidades
esquentando na sua
cabeçinha

me
emputeço.}

sábado, 17 de julho de 2010

Guillaume Apollinaire - Caligramas = Calígrafia + ideograma.




Encontrarão aqui
uma nova representação do universo
no que há de mais próprio e
de mais moderno



o homem o homem o homem o homem...

deixem-se levar
por esta arte
onde o sublime
[não ...elege]
o encanto

e o brilho

não confunde

a nuance


é a hora

agora ou nunca

de ser sensível

[...]



Caligramas - Texto que dispõe tipograficamente as suas palavras de forma a obter uma sugestão figurativa semelhante ao tema tratado. Os primeiros caligramas foram os hieróglifos. Símias de Rodes (séc.III a.C.) terá sido o primeiro a ter utilizado versos figurados. Este tipo de composição também é costume designar-se por carmen figuratum, pattern poem, Bildergedicht ou poema figurativo. O inglês Puttenham descreveu com pormenor o género no seu tratado The Art of English Poesie (1589). Foi seu cultor o poeta metafísico inglês do século XVII George Herbert que desenvolveu caligramas que sugerem formas litúrgicas como sinos e altares.








reconheça

essa adorável pessoa é você
sem o grande chapéu de palha

olho
nariz
boca
aqui o oval do seu rosto
seu lindo pescoço
um pouco
mais abaixo

é seu coração
que bate


aqui enfim
a imperfeita imagem
de seu busto adorado
visto como
se através de uma nuvem

























Guillaume Apollinaire é poeta da França.

terça-feira, 13 de julho de 2010

incólume?

daqui de cima






mato-me em pensamentos
altos.Higher than a kite!
Lower than the black holes
!Daqui de cima
mantenho o panorama de pensamentos
longuínquos.
ver que o trem nunca não vem
taxistas nos postos de gasolina
são os troços que eu vejo daqui de cima
daqui de cima de onde tantos se suicidam
eu me empenho e mantenho meus pensamentos
no alto.Tento embaixadinhas com a mente
ergo os braços para fora dos braços
e os pés para fora da moldura
pra sentir areia/pedra natural na lateral dos dedos dos pés,
cavucar as inclinações da terra,topar com as miudesas geodésicas.

às vezes esses pensamentos altos escorregam debaixo
das minhas unhas e me falta equilíbrio.
e me falta o tal do talco
que usam os alpinistas da pista Claudio Coutinho.
mas escorregar é bom.não fosse,eu faria versos?
ou os versos teriam me feito?
{suspense!}
*entram um homem e uma boneca ( o homem deverá ser interpretado por um ator cômico,se possível tragicômico,se possível mesmo calvo.)Ele acaricia a boneca.
Anda até o procênio,encara os espectadores como quem vai se descabelar e desmaia.Neste momento a boneca deve mover-se levemente sem que o público perceba insinuando que ela o envenenara.Sua insinuação deve ser cada vez mais mordaz até que a boneca se lança para cima da audiência!)

os elevadores não fazem curva
e nem transportam eus pensamentos!