sábado, 24 de outubro de 2009

Miltinho (Terceira Menção Honrosa)


Milton Santos de Almeida.Carioca nascido a 1928.
Ingressou no canto na década de 1940.Quando integrou diversos grupos vocais,
exemplo:
-
Cancioneiros do Luar, Namorados da Lua, Anjos do Inferno (que chegou a viajar aos Estados Unidos acompanhando Carmen Miranda), Quatro Ases e Um Coringa.De 1950 a 1957 ele foi o Crooner da clássica Orquestra Tabajara do maestro Severino Araújo e da “MILIONÁRIOS DO RÍTMO” de Djalma Ferreira.
Em 1957 grava o seu primeiro disco "Um novo Astro" que lhe assegurou como sucesso nas paradas com a música "Mulher de 30" de Luíz Antônio.Miltinho é envenenado.Um pandeirista que seguiu se dando bem na carreira de crooner devido a sua voz anasalada e o molengotengo que sabe aplicar nela.Cantando,Miltinho segura as palavras tão bem que faz delas instrumentos percurssivos,é o famoso samba de teleco-teco.Gravou mais de 100 discos,alguns em espanhol também e foi um estouro nos anos 60.Miltinho faz um samba apropriado,de cadência própria,maneira de encarar a bateria no samba bastante peculiar.Dengo e requebrado são palavras fortes em sua forma de cantar,é também fácil ouvir vira e mexe um "Escundenguden".Participou de muitos programas de televisão nos anos 60 e até fez um filme do Mazzaropi!




Em 1967,1968,1969 ele gravou os três discos mais perolados do cancioneiro popular sambístico do país.São discos onde ele interpreta sambaselegantes bastante conhecidos alguns,com a cantora então jovial diva Elza Soares!
Todos estes 3 discos podem ser achados no Umquetenha.org é só procurar por Miltinho ou Elza Soares.
AINDA ESTÁ NA ATIVA E LANÇOU UM DISCO RECENTEMENTE!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Germano Mathias.(Primeira Menção Honrosa)



O sambista diferente.
Este é o nome do primeiro disco de 1957."Minha nega na janela" seu primeiro sucesso e a percussão naquele improviso brazuca (onde se bate melhor no que tiver mais perto) faz com que a música pegue simpatia de cara.Puta merda.Germano tem mania de cantar sincopado.Intupido de ginga,inflado de artimanhas e salamaléques vocais,como todo bom malandro cantor.(Vide Kid Morengueira,mestre nisso e noutras cousas de malandragem exacerbada.)
Samba paulista = Adoniran.Continha óbvia na cabeça de muitos sudestinos,e brasileiros.Estou aqui para contribuir na fudência desta noção!Trazendo a tona por meio desta menção honrosa o Sambista diferente!
Quando falei da percussão improvisada eu me referia a tampa de lata de graxa que o sambista utiliza com muito estilo nos seus sambinhas engafieirados.E que aprendeu a tocar com os engraxates da Pça da Sé em Sampa dos anos 50.( E você pensando no James Dean)
Interpretou também muitos sambas de Zé Ketti e teve alguns dos seus sambas gravados em 1978 por Gilberto Gil no álbum "Antologia do Samba Choro" junto com Germano.

A maioria de seus discos saíram nas décadas de 1950 e 1960. Depois disso seus lançamentos foram cada vez mais esporádicos.Tendo lançado em 1962 o" ginga no astalto".


Para ouvir é só fazer como eu e catar no Umquetenha.org.Catar por Germano Mathias.
Lá tem 3 discos dele.



*Falso Rebolado -Germano Mathias.

O seu requebrado é falsificado
Ritmo que é bom você também não tem
Dá paralisia toda vez que vai ao samba
Fica de perna bamba e não convence ninguém

Já presenciei você fazer um teste
Nesse mesmo teste você não aprovou
Foi uma desilusão
Fez a cara do "papai" cair no chão

É um pecado mortal
Você dizer que saiu de porta-bandeira
Em quatro escolas de samba
Favela, Portela, Império, Mangueira

Os moradores do morro
O seu caso têm comentado
Até já lhe puseram o apelido de
Sebastiana do falso rebolado




*Minha nega na janela -Germano Mathias

Não sou de briga
Mas estou com a razão
Ainda ontem bateram na janela
Do meu barracão
Saltei de banda
Peguei da navalha e disse
Pula muleque abusado
Deixa de alegria pro meu lado
Minha nega na janela
Diz que está tirando linha
Êta nega tu é feia
Que parece macaquinha
Olhei pra ela e disse
Vai já pra cozinha
Dei um murro nela
E joguei ela dentro da pia
Quem foi que disse
Que essa nega não cabia?

Ankito (Segunda Menção Honrosa)


Anchizes Pinto!
Ankito.
Filho de Faísca,sobrinho de Piolim = era de circo.


Iniciou a carreira no Globo da Morte do circo aos 7 anos.Fumou e tossiu muita fumaça de óleo diesel.Anos mais tarde tomou parte em shows no cassino da Urca como acrobata.Naquele tempo a acrobacia era considerada um esporte e Ankito foi penta campeão sul americano disso.Entrou pro teatro depois disso para substituir o ator principal da companhia que estava fazendo uma peça e o substituido nunca mais foi necessário,porque Ankito era bom!
Contracenou com Grande Otelo no show Bahia Mortal.Em 1952 ele engressa no cinema com o filme "É fogo na roupa".Mas sem deixar de fazer shows pelo Brasil com vedetes em clubes e cinemas que sempre exibiam os seus filmes depois!
Protagonizou 56 filmes,todos recordes de bilheteria de 52 a 61.Começou a dupla com Otelo no cinema em "Metido a Bacana".
Mas como as coisas não acontecem em beleza constante,em 1960 durante as gravações de um filme Ankito sofre uma acidente grave que afeta a sua capacidade acrobática!
capacidade acrobática!
capacidade acrobática!
capacidade acrobática!

Underground - "jogaram a viola no mundo eu fui lá no fundo buscar" -Edu Lobo -Ponteio

Charles Baudelaire.

Maldiçãããããão.

"Baudelaire macalé luiz melodia
Quanta maldição o meu coração não quer dinheiro quer poesia
Baudelaire macalé
Luiz melodia
Rimbaud a missão
Poeta e ladrão escravo da paixão sem guia
Edgar allan põe tua mão na pia

Lava com sabão
Tua solidão tão infi-nita quanto o dia
Vicentinho van gogh luiza erundina
Voltem pro sertão pra plantar feijão
Tulipas para a burguesia

Baudelaire macalé luiz melodia waly salomão
Itamar assumpção o resto é perfumaria"
(Zeca Baleiro)



OslendáriOs Bandidos dos anos 30.

Bonnie Parker e Clyde Barrow.
A partir desta postagem assumo o compromisso
de fazer trazer a tona as cervejas mais geladas
do isopor cultural brasileiro.


Com a benção dos amaldiçoados!!!




Rimbaud -

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sorriso Metafísico

Meteu o cianureto em

seu cigarro e gaiato

subiu-lhe um mega

sorriso metafísico.Visitaram

lhe múltiplas deficiências.

Quis cream cacker.Quis trombone,flauta e gaita.Não deu dois

tragos,escarrou a própria essência!

Lambeu sua mente a desdita de loiros cabelos que enfeitava seus dias primeiros

e que tinha um namorado:

Peixe-espada embainhado.Quis duelar

faltou-lhe a fé,o gládio,o inimigo...

Feriram-lhe balas perdidas que fugiam de sua bílis.Cheirou no

ar sabor de velocípede,sabor de chupeta,formas de babás

(pretas, boas, Irenes até.) engatinhou até o balanço do parque.Era fim de tarde.

Havia lá 15 babás ,o dobro em crianças e um quarto disso em baobás..Ele arfava qual lobo guará.- Irene,o Gibraltar bem me empurrou!

De todos os momentos que desejou morrer aquele era o que menos o satisfazia.

A maioria das crianças que ele via ali,se chutando,conversando em árabe com baldes de areia

não estavam ali.Eram crianças mentais.E algumas das crianças mentais eram

na verdade Anões mentais!- Irene,eu vou socar ele!

E o moço suspenso em alta máquina da construção

Que irá ligar Pavuna- Botafogo aplaudiu tudo isso

No dia anterior só de deliberar sobre

O assunto.

Foi perecer no trepa-trepa.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Zero












Samuel Joel “Zero” Mostel Eureka California 1915.
Há pouco na Wikipedia sobre este homem, o que me obriga a impô-los o meu ponto de vista.Trata-se de um dos maiores bufões do cinema.Palhaço gordo.Antiheróico,desconfiável,preguiçoso,ganancioso,aproveitador,malandro,sovina todos estes tipos o homem maestrava.Destes gordos engraçados que têm por aí Zero foi o preferido dos anos sessenta.Constitui até hoje uma figura tão carismática que é daquelas que faz você se entregar ao filme na primeira cena pela simples vontade de ver onde é que esse gordo vai parar.Se vai ser castigado.A quantos enganará ou como é que faz para enganar um otário daquela maneira!








Enquanto eu pensava e caçava informações sobre o Zero fui atingido por outras atualizações peculiaríssimas.Woody Allen está com filme novo!Até aí nada peculiaríssimo.
Mas seu filme novo foi escrito na década de 70!(para mim a melhor época do diretor americano).E "Whatever Works" -"Tudo pode dar certo" foi escrito para que Zero Mostel fosse o protagonista..a-ha!(peculiaríssimo)Mas como o bufão já é morto(interessante essa inadequação do verbo to be no português não acham?"É" morto fica estranho o mais comum mesmo é "estar".Ainda bem que o mais estranho tem seu espaço em algum lugar) Woody convocou o roteirista do Seinfeld Larry David,é mole?
Adoro Seinfeld,adoro Larry David (não esperem por um "mas"eu acho que o filme vai ser foda)e acho que o filme vai ser foda!E querem provas que se distanciem do meu ponto de vista?:
Sinto mas isso não será possível,não neste blog.Segue abaixo uma crítica:












"Segundo a crítica do NY Mag, "o filme é o trabalho perdido de uma era em que Woody Allen desaflorava Nova Iorque como ninguém, através de suas lentes das câmeras e que teria deslanchado ainda mais a carreira do diretor/ator na década se ele tivesse saído do papel". Ela ainda referencia outros filmes de Allen, da época como "O Dorminhoco", de 1973, "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa", de 1977, e "Manhattan", de 1979.

Esse final( citando os meus filmes preferidos do Woody!) realmente me abre um sorriso.Parece que o Woody Allen atendeu minhas súplicas a respeito de sua carreira.

e o Larry David é engraçadíssimo.Tem uma série que ele mesmo escreve para a HBO Chamada "Curb your Enthusiasm"-Traduzido por "Segura a Onda"(putz!)O humor do cara é diferente do humor do Zero e assim mais um texto é modificado e atualizado para caber melhor em sua realidade histórica.(me refiro ao roteiro setentista e zeromostelesco.)














vem aí filme bom.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Atentado (kamikaze) ao pudor.

Cérebros bucetas
paus e cus.Cinquenta centavos
no cuscus!O que é abruto.O que é bacana.
A putariazinha da semana.Os leitosos absintos
e vastos dengosos carinhos.Ver todo dia.
Saudar todo dia.
isso cria, isso repete.(não trasncende,mas e daí a vida não é só isso.)
Trato aqui hoje,tão somente
de atentados virulentos aos pudores que ,opressores, oprimem. Ejaculai na garganta de vossos pudores puristas!Admitamos :qual música da pitty é mais eficaz do
que uma monareta?

A importância de ser tomado por algo que foda geografias.G.p.ses,sensos críticos,
e sensos oníricos,algo que foda com panelaços.Eu sou é por um discurso mais palhaço!