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Palavras
e Música
De Samuel Beckett.
Música : Pequena orquestra suavemente sintonizando.
Palavras : Por favor! ( Sintonizando. Mais alto.) Por
favor! (fim da sintonização) Quanto tempo mais enjaulado aqui na
escuridão?(com delírio) Com você!(Pausa.) Assunto ...(Pausa) Assunto...preguiça .(Pausa.
Chiado ao fundo, baixo.) Preguiça é
de todas as paixões a mais poderosa paixão e de fato nenhuma paixão é mais
poderosa do que a paixão da preguiça, este é o modo no qual a mente é mais
afetada e de fato ___________ (Interrupção
na sintonia. Alto, implorando.)Por favor! (sintonização vai morrendo. Como antes.) O modo no qual a mente é
mais afetada e de fato em nenhum modo a mente é mais afetada do que neste, pela
paixão é que nós entendemos um movimento da alma perseguindo ou fugindo real ou
imaginado prazer ou dor prazer ou dor real ou imaginado prazer ou dor, de todos
esses movimentos e quem pode numera-los de todos esses movimentos e eles são
legião preguiça é o mais urgente e de fato por nenhum movimento é a alma mais
instigada do que por isto por isto por isto e por nenhum movimento para e de
por nenhum movimento da alma mais instigada do que por isto para
e____________(Pausa) De.(Pausa) Escuta! ( Som
distante de esfregação rápida de pés molhados em carpete.)Finalmente! (Esfregação fica mais alta. Interrupção de
sintonia.) Schh!
Sintonização morre. Esfregação mais alta. Silencio
Grasnado – Joe.
Palavras – (humilde) Meu
Senhor.
Grasnado – Bob.
Musica – Humilde se muta adsum.
Grasnado – Meus confortos! Sejam
amigos!(Pausa.) Bob.
Musica – Como antes.
Grasnado – Joe.
Palavras- (como antes) Meu senhor.
Grasnado – Sejam amigos!(Pausa.) Eu estou atrasado, perdoe.(Pausa) O rosto. (Pausa longa) Na escada.(Pausa.)
Perdoe. (Pausa) Joe.
Palavras –(como antes). Meu senhor.
Grasnado – Bob.
Musica – Como antes.
Grasnado – Perdoe.(Pausa) Dentro da torre.(Pausa) O rosto.(Longa pausa) Assunto desta noite ...(Pausa) Assunto desta noite ...amor.(Pausa) Amor.(Pausa)
Meu porrete.(Pausa) Joe.
Palavras –(como antes) Meu senhor.
Grasnado – Amor.(Pausa. Ruído do porrete no chão)Amor!
Palavras – (pomposo). Amor é de todas as paixões a
mais poderosa paixão de fato nenhuma paixão é mais poderosa do que a paixão do
amor. (limpa a garganta) Este é o
modo no qual a mente é mais fortemente afetada e de fato em nenhum modo a mente
é mais fortemente afetada do que neste.(Pausa.)
Grasnado – Rasga num suspiro. Baque de porrete.
Palavras – (como antes) Pela paixão é que nós entendemos
um movimento da mente perseguindo ou fugindo real ou imaginado prazer ou dor.(Limpa a garganta.) De todos _____
Grasnado – (Angustiado). Ai !
Palavras – (Como antes) De todos estes movimentos
então e quem pode numerá-los e eles são legião preguiça é o AMOR é o mais
urgente e de fato por nenhuma maneira de movimento seria a alma mais urgente do
que por isto, para e_________
Baque violento de porrete.
Grasnado – Bob!
Música – Como antes.
Grasnado – Amor !
Musica – Pancada seca de bastão no chão. Música suave digna do ocorrido, sons
expressivos se misturam, som de gemidos e reclamações_______ ”Não!” “Por
favor!”etc._____ vindas de Palavras. Pausa.
Grasnado – (angustiado) Ai!(Baque de porrete) Mais alto!
Musica: Alta pancada seca de bastão e como antes fortíssimo, com toda expressividade,
afogando as reclamações de Palavras. Pausa.
Grasnado – Meus confortos. (Pausa) Joe querido.
Palavras – (como antes) Surge depois e vai agora o manifesto
irrespondível __________
Grasnado – Gemidos.
Palavras-______ Para a
inteligência este amor o que é esse amor que mais do que todos os amaldiçoados
de morte ou qualquer outro de seus grandes movedores então move a alma e alma o
que é esta alma que mais do que por qualquer de seus grandes movedores é por
amor então movida?(Limpa a garganta.
Prosaico) Amor de mulher, quero dizer ,se é isso o que meu Senhor quer dizer.
Grasnado – Ai de mim!
Palavras – O que? (Pausa. Muito retórico) é amor a palavra? (Pausa.
Faz.) é alma a palavra?(Pausa. Faz.)
Queremos dizer amor, quando dizemos amor?(Pausa.
Pausa. Faz.) Alma, quando nós dizemos alma?
Grasnado – (angustiado). Ao! Bob querido.
Palavras – Queremos? (com súbita gravidade.) Ou não queremos?
Grasnado – (implorando) Bob!
Musica – Baque de porrete.
Música de amor e alma, com as reclamações tão audíveis como antes_______ “Não!”
“Por favor” ”Paz!” etc . De Palavras. Pausa.
Grasnado (angustiado) – Oh!(Pausa.) Meus bálsamos!(Pausa.)
Joe.
Palavras(humilde)- Meu senhor.
Grasnado – Bob.
Musica – Adsum como antes.
Grasnado – Meus bálsamos! (Pausa.) Idade. (Pausa, baque de porrete.) Joe.
Palavras(como antes) – Meu senhor!
Grasnado – Idade!
Pausa
Palavras- (indeciso)- Idade é ... idade é quando
... velha idade eu quero dizer...se isso é o que meu senhor quer dizer...é
quando ...se você é um homem ... era um homem ... amontoado... acenando . . . o
eixo. . .
esperando_________
Baque violento de porrete.
Grasnado – Bob.(Pausa) Idade.(Pausa. Baque violento de porrete.) Idade!
Música: Pancada de bastão.
Música de idade, logo interrompida por baque violento.
Grasnado – Juntos.(Pausa. Baque.) Juntos! (Pausa. Baque violento.) Juntos cães!
Musica: Longo La.
Palavras (implorando)- Não!
Baque violento!
Grasnado- Cães!
Musica – La.
Palavras – (tentando cantar) Como é quando . . .
para um homem . . .
Música – Desenvolve o que propôs anteriormente.
Palavras (tentando cantar) Idade é quando para um
homem . . .
Música – Sugere tema para acompanhamento.
Palavras – (tentando cantar o sugerido.) Amontado sobre.
. . o eixo. . .(Pausa. Baque violento.
Tentando cantar.) Esperando pela bruxa para por a . . . panela . . . na
cama . . .
Música – Sugere tema para acompanhamento
Palavras – (canta tentando acompanhar) – E trazer a
araruta . . . (Pausa. Violento baque como
antes.) E trazer o toddy . . .
Pausa. Tremendo
baque .
Grasnado – Cães !
Música – Sugere tema para acompanhamento
Palavras (tentando cantar como sugerido.)- Ela vem
nas cinzas . . . (implorando) Não!
Música - Repete a sugestão.
Palavras (tentando cantar o sugerido) Ela vem nas
cinzas alguém amado não poderia ser . . . vencido ou . . .
Pausa.
Musica : - Repete o fim da última sugestão.
Palavras – (tentando cantar o sugerido) – Ou vencido
não amado . . . (cansadamente.) . . .
ou algum outro problema . . . . (Pausa.
Tentando cantar.) Vem nas cinzas como aquela velha luz . . . sua face . .
.nas cinzas . . .
Pausa.
Grasnado: Geme.
Musica – Sugere tema para acompanhamento.
Palavras: (tentando cantar o sugerido.) – Aquela
velha lua cheia . . . sobre a terra . . . de novo.
Pausa.
Musica: – Sugestão muito breve.
Silencio.
Grasnado – Geme.
Música : Soa sozinha no ar, depois convida Palavras com introdução, pausa ,
convida de novo e finalmente acompanha muito suavemente.
Palavras: – (tentando cantar suavemente).
Idade é quando para um
homem
Amontoado sobre o eixo
Se tremendo pela bruxa
Para por a panela na cama
E trazer o toddy
Ela vem nas cinzas
Alguém amado não poderia
ser vencido
Ou vencido não amado
Ou algum outro problema
Vem nas cinzas
Como naquela velha luz
O rosto nas cinzas
Aquela velha luz estelar
Sobre a terra de novo.
Longa
pausa.
Grasnado: – (murmura). O rosto .(Pausa.) O rosto .(Pausa.)
O rosto.(Pausa.) O rosto.
Baque de porrete e som acalentadoramente sentimental, por quase um minuto.
Pausa.
Grasnado: – O rosto.
Palavras : (frio.) Visto de cima naquele brilho tão
gelado e desmaiar . . .
Pausa.
Musica: Sugestão acalentadora de antes é retomada.
Palavras: (desrespeitando, frio.) – Visto de cima
de ângulos tão próximos naquele brilho tão gelado e desmaiar com olhos tão
diminuídos pelo . . .o que tenha passado . . . isso é um tanto . . . beleza
penetrante é um um pouco . . .
Pausa.
Musica: Relança timidamente a sugestão anterior.
Palavras:(interrompendo, violentamente.) Paz!
Grasnado :– Meus confortos!
Sejam amigos!
Pausa.
Palavras: . . . escasso. Alguns momentos mais tarde
entretanto, tais são os poderes de recuperação nessa idade, a cabeça é
arrastada para trás em uma distancia de dois ou três pés , os olhos arregalados
para uma encarada e começar o banquete de novo .(Pausa.) O que então é visto seria melhor visto na luz do dia, isso
é incontestável. Mas com que frequência isso tem sido , com que frequência, de
todas as horas, sob todos os ângulos, entre nuvem e luz, sido visto eu quero
dizer. E será que existe, ou será que não existe ,naquela claridade de prata .
. . aquela claridade de prata . . . será que não existe . . . meu Senhor . . .
(Pausa.) Agora e depois o centeio,
balançado por um vento leve, molda e abandona sua sombra.
Pausa.
Grasnado: Geme.
Palavras:- Deixando de lado os aspectos de lineamentos
adequados, imbatíveis individualmente em suas jurisdições_____
Grasnado: – Geme.
Palavras: - ______ chama do cabelo preto e desordenado tão
firme bem espalhado na água , as sobrancelhas tricotadas num entalhe sugerindo
dor mas simplesmente concentração tendendo mais para todas as coisas
consideradas em algum consumado processo interior, os olhos é claro fechados
para preservar com isso, os cílios(pausa)
. . . o nariz . . .(pausa)
. . . nada, um pouco apertadinhos talvez . . .os lábios. . .
Grasnado: – (angustiado) – Lilly!
Palavras: - . . . apertado,
um brilho de mordida de dente na parte de baixo, nenhum coral, nenhum inchaço,
já que normalmente . . .
Grasnado: - Geme.
Palavras : - . . . o
todo tão esbatido e ainda que não fosse isso
para a enorme branca ascensão e queda dos peitos, se espalhando enquanto
eles montam e depois subsidiando a natureza deles . . . abertura__________
Musica : Ruído
irreprimível de música de espalhando e de subsidiando misturados a vagas
reclamações ___ “Paz!” “Não!” “Por favor!” etc.- de Palavras. Triunfa e
conclui.
Palavras:(gentil e expositivamente.) Meu Senhor! (Pausa. Vem barulho de porrete.) Eu
concluo, tão pálido e ainda tão estuprado que isso parece não mais a terra do
que Mira dentro da Baleia, quando estava em sua décima e máxima magnitude nessa
noite particular e brilhando geladamente abaixo ___ e, como dizemos, olhando
para cima. (Pausa.) Alguns momentos
mais tarde entretanto, tais são os poderes________
Grasnado:(angustiado) Não!
Palavras: - as sobrancelhas desnubladas,
um pedaço dos lábios e os olhos . . . (pausa) . . . as sobrancelhas
desnubladas, as narinas dilatadas, um pedaço dos lábios e os olhos . . .(pausa) . . . uma pequena cor retorna às
bochechas e os olhos . . . (de maneira reverente) . . . abertos.
(Pausa.) Depois pra baixo por um pequeno caminho . . . .(Pausa. Muda para timbre poético. Baixo.)
Depois para baixo por um pequeno caminho
Atravessando o lixo
Para onde . . . em direção de onde . . .
Musica : Discreta sugestão para acima.
Palavras : -(tentando cantar a sugestão)
Depois para baixo por um pequeno caminho
Atravessando o lixo
Para onde . . . em direção de onde . . .
Pausa.
Musica: Discreta sugestão para acompanhamento.
Palavras : -(tentando cantar a sugestão)
Tudo escuro sem esmolas
Sem entregas sem palavras
Sem senso sem necessidade . . .
Pausa.
Palavras: --(tentando cantar a sugestão)
Atravessando a escória
Para baixo por um pequeno caminho
Para onde um vislumbre
Daquela boca de carga.
Pausa.
Musica: Convida com introdução, pausa, convida novamente e finalmente acompanha
muito suavemente.
Palavras: - (tentando cantar, suavemente.)
Depois para baixo por um pequeno caminho
Atravessando o lixo
em direção de onde
Tudo escuro sem esmolas
Sem entregas sem palavras
Sem senso sem necessidade
Atravessando a escória
Para baixo por um pequeno caminho
Para onde um vislumbre
Daquela boca de carga.
(Pausa. Chocado.) Meu Senhor! (som
da clava deixada cair. Como anterior.) Meu Senhor! ( Esfregações no carpete com interrupções .Elas vão morrendo .Longa pausa.)
Bob.(Pausa.) Bob!
Música: Breve resposta grosseira.
Palavras : Música.(implorando.) Musica!
Pausa.
Musica: Baque de porrete misturados com frases que foram mencionadas antes ou
apenas boca de carga.
Pausa.
Palavras : -De novo! (Pausa. Implorando.) De novo!
Música : Como antes ou apenas muito suavemente variado.
Pausa.
Palavras:- Suspiro profundo.
Cortinas
Segue Abaixo a montagem musical,em duas partes, dessa peça pelo compositor americano Morton Feldman. Para quem curte um teatro musical :
Parte um:
Parte dois:
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