segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pela saúde do raquítico teatro brasileiro: umas traduções emotivas de algumas das peças curtas de Samuel Beckett.





Em homenagem aos Cadernos de Teatro(revistas do Teatro O Tablado,do Rio de Janeiro,impressos pela Gráfica Editora do Livro)que nos deixaram órfãos do contato com textos curtos.
Esta é uma peça radiofônica , transmitida pela primeira vez pela  B.B.C, em 13 de Novembro de 1962. O Elenco foi o seguinte:
Grasnado       Felix Felton
Palavras         Patrick Magee
O produtor era Michael Bakeweel

segue um link com o texto original em inglês para que criticas sejam feitas a esta minha tradução emotiva : 
http://samuel-beckett.net/FosterWordsMusic.html


Palavras e Música
De Samuel Beckett.


Música : Pequena orquestra suavemente sintonizando.
Palavras : Por favor! ( Sintonizando. Mais alto.) Por favor!        (fim da sintonização) Quanto tempo mais enjaulado aqui na escuridão?(com delírio) Com você!(Pausa.) Assunto ...(Pausa) Assunto...preguiça .(Pausa. Chiado ao fundo, baixo.) Preguiça é de todas as paixões a mais poderosa paixão e de fato nenhuma paixão é mais poderosa do que a paixão da preguiça, este é o modo no qual a mente é mais afetada e de fato ___________ (Interrupção na sintonia. Alto, implorando.)Por favor! (sintonização vai morrendo. Como antes.) O modo no qual a mente é mais afetada e de fato em nenhum modo a mente é mais afetada do que neste, pela paixão é que nós entendemos um movimento da alma perseguindo ou fugindo real ou imaginado prazer ou dor prazer ou dor real ou imaginado prazer ou dor, de todos esses movimentos e quem pode numera-los de todos esses movimentos e eles são legião preguiça é o mais urgente e de fato por nenhum movimento é a alma mais instigada do que por isto por isto por isto e por nenhum movimento para e de por nenhum movimento da alma mais instigada do que por isto para e____________(Pausa) De.(Pausa) Escuta! ( Som distante de esfregação rápida de pés molhados em carpete.)Finalmente! (Esfregação fica mais alta. Interrupção de sintonia.) Schh!
Sintonização morre. Esfregação mais alta. Silencio
Grasnado – Joe.
Palavras – (humilde) Meu Senhor.
Grasnado – Bob.
Musica – Humilde se muta adsum.
Grasnado – Meus confortos! Sejam amigos!(Pausa.) Bob.
Musica – Como antes.
Grasnado – Joe.
Palavras- (como antes) Meu senhor.
Grasnado – Sejam amigos!(Pausa.) Eu estou atrasado, perdoe.(Pausa) O rosto. (Pausa longa) Na escada.(Pausa.) Perdoe. (Pausa) Joe.
Palavras –(como antes). Meu senhor.
Grasnado – Bob.
Musica – Como antes.
Grasnado – Perdoe.(Pausa) Dentro da torre.(Pausa) O rosto.(Longa pausa) Assunto desta noite ...(Pausa) Assunto desta noite ...amor.(Pausa) Amor.(Pausa)
Meu porrete.(Pausa) Joe.
Palavras –(como antes) Meu senhor.
Grasnado – Amor.(Pausa. Ruído do porrete no chão)Amor!
Palavras – (pomposo). Amor é de todas as paixões a mais poderosa paixão de fato nenhuma paixão é mais poderosa do que a paixão do amor. (limpa a garganta) Este é o modo no qual a mente é mais fortemente afetada e de fato em nenhum modo a mente é mais fortemente afetada do que neste.(Pausa.)
Grasnado – Rasga num suspiro. Baque de porrete.
Palavras – (como antes) Pela paixão é que nós entendemos um movimento da mente perseguindo ou fugindo real ou imaginado prazer ou dor.(Limpa a garganta.) De todos _____
Grasnado – (Angustiado). Ai !
Palavras – (Como antes) De todos estes movimentos então e quem pode numerá-los e eles são legião preguiça é o AMOR é o mais urgente e de fato por nenhuma maneira de movimento seria a alma mais urgente do que por isto, para e_________
Baque violento de porrete.
Grasnado – Bob!
Música – Como antes.
Grasnado – Amor !
Musica – Pancada seca de bastão no chão. Música suave digna do ocorrido, sons expressivos se misturam, som de gemidos e reclamações_______ ”Não!” “Por favor!”etc._____ vindas de Palavras. Pausa.
Grasnado – (angustiado) Ai!(Baque de porrete) Mais alto!
Musica: Alta pancada seca de bastão e como antes fortíssimo, com toda expressividade, afogando as reclamações de Palavras. Pausa.
Grasnado – Meus confortos. (Pausa) Joe querido.
Palavras – (como antes) Surge depois e vai agora o manifesto irrespondível __________
Grasnado – Gemidos.
Palavras-______ Para a inteligência este amor o que é esse amor que mais do que todos os amaldiçoados de morte ou qualquer outro de seus grandes movedores então move a alma e alma o que é esta alma que mais do que por qualquer de seus grandes movedores é por amor então movida?(Limpa a garganta. Prosaico) Amor de mulher, quero dizer ,se é isso o que meu Senhor quer dizer.
Grasnado – Ai de mim!
Palavras – O que? (Pausa. Muito retórico) é amor a palavra?  (Pausa. Faz.) é alma a palavra?(Pausa. Faz.) Queremos dizer amor, quando dizemos amor?(Pausa. Pausa. Faz.) Alma, quando nós dizemos alma?
Grasnado – (angustiado). Ao! Bob querido.
Palavras – Queremos? (com súbita gravidade.) Ou não queremos?
Grasnado – (implorando) Bob!
Musica – Baque de porrete. Música de amor e alma, com as reclamações tão audíveis como antes_______ “Não!” “Por favor” ”Paz!” etc . De Palavras. Pausa.
Grasnado (angustiado) – Oh!(Pausa.) Meus bálsamos!(Pausa.) Joe.
Palavras(humilde)-  Meu senhor.
Grasnado – Bob.
Musica – Adsum como antes.
Grasnado – Meus bálsamos! (Pausa.) Idade. (Pausa, baque de porrete.) Joe.
Palavras(como antes) – Meu senhor!
Grasnado – Idade!
         Pausa
Palavras- (indeciso)- Idade é ... idade é quando ... velha idade eu quero dizer...se isso é o que meu senhor quer dizer...é quando ...se você é um homem ... era um homem ... amontoado... acenando . . . o eixo. . .
esperando_________
Baque violento de porrete.
Grasnado – Bob.(Pausa) Idade.(Pausa. Baque violento de porrete.) Idade!
Música: Pancada de bastão. Música de idade, logo interrompida por baque violento.
Grasnado – Juntos.(Pausa. Baque.) Juntos! (Pausa. Baque violento.) Juntos cães!
Musica: Longo La.
Palavras (implorando)- Não!
Baque violento!
Grasnado- Cães!
Musica – La.
Palavras – (tentando cantar) Como é quando . . . para um homem . . .
Música – Desenvolve o que propôs anteriormente.
Palavras (tentando cantar) Idade é quando para um homem  . . .
Música – Sugere tema para acompanhamento.
Palavras – (tentando cantar o sugerido.) Amontado sobre. . . o eixo. . .(Pausa. Baque violento. Tentando cantar.) Esperando pela bruxa para por a . . . panela . . . na cama . . .
Música – Sugere tema para acompanhamento
Palavras – (canta tentando acompanhar) – E trazer a araruta . . . (Pausa. Violento baque como antes.) E trazer o toddy . . .
Pausa.  Tremendo baque .
Grasnado – Cães !
Música – Sugere tema para acompanhamento
Palavras (tentando cantar como sugerido.)- Ela vem nas cinzas . . . (implorando) Não!
Música  -  Repete a sugestão.
Palavras (tentando cantar o sugerido) Ela vem nas cinzas alguém amado não poderia ser . . . vencido ou . . .
Pausa.
Musica : - Repete o fim da última sugestão.
Palavras – (tentando cantar o sugerido) – Ou vencido não amado . . . (cansadamente.) . . . ou algum outro problema . . . . (Pausa. Tentando cantar.) Vem nas cinzas como aquela velha luz . . . sua face . . .nas cinzas . . .
Pausa.
Grasnado: Geme.
Musica – Sugere tema para acompanhamento.
Palavras: (tentando cantar o sugerido.) – Aquela velha lua cheia . . . sobre a terra . . . de novo.
Pausa.
Musica: – Sugestão muito breve.
Silencio.
Grasnado – Geme.
Música : Soa sozinha no ar, depois convida Palavras com introdução, pausa , convida de novo e finalmente acompanha muito suavemente.
Palavras: – (tentando cantar suavemente).
       Idade é quando para um homem
       Amontoado sobre o eixo
       Se tremendo pela bruxa
       Para por a panela na cama
       E trazer o toddy
       Ela vem nas cinzas
      Alguém amado não poderia ser vencido
      Ou vencido não amado
      Ou algum outro problema
           Vem nas cinzas
       Como naquela velha luz
      O rosto nas cinzas
     Aquela velha luz estelar
     Sobre a terra de novo.

 Longa pausa.
Grasnado: – (murmura). O rosto .(Pausa.) O rosto .(Pausa.) O rosto.(Pausa.) O rosto.
Baque de porrete e som acalentadoramente  sentimental, por quase um minuto.
Pausa.
Grasnado: – O rosto.
Palavras : (frio.) Visto de cima naquele brilho tão gelado e desmaiar . . .
Pausa.
Musica: Sugestão acalentadora de antes é retomada.
Palavras: (desrespeitando, frio.) – Visto de cima de ângulos tão próximos naquele brilho tão gelado e desmaiar com olhos tão diminuídos pelo . . .o que tenha passado . . . isso é um tanto . . . beleza penetrante é um um pouco . . .
Pausa.
Musica: Relança timidamente a sugestão anterior.
Palavras:(interrompendo, violentamente.) Paz!
Grasnado :– Meus confortos! Sejam amigos!
Pausa.
Palavras:  . . . escasso. Alguns momentos mais tarde entretanto, tais são os poderes de recuperação nessa idade, a cabeça é arrastada para trás em uma distancia de dois ou três pés , os olhos arregalados para uma encarada e começar o banquete de novo .(Pausa.) O que então é visto seria melhor visto na luz do dia, isso é incontestável. Mas com que frequência isso tem sido , com que frequência, de todas as horas, sob todos os ângulos, entre nuvem e luz, sido visto eu quero dizer. E será que existe, ou será que não existe ,naquela claridade de prata . . . aquela claridade de prata . . . será que não existe . . . meu Senhor . . . (Pausa.) Agora e depois o centeio, balançado por um vento leve, molda e abandona sua sombra.
Pausa.
Grasnado: Geme.
Palavras:-  Deixando de lado os aspectos de lineamentos adequados, imbatíveis individualmente em suas jurisdições_____
Grasnado: – Geme.
Palavras: -  ______ chama do cabelo preto e desordenado tão firme bem espalhado na água , as sobrancelhas tricotadas num entalhe sugerindo dor mas simplesmente concentração tendendo mais para todas as coisas consideradas em algum consumado processo interior, os olhos é claro fechados para preservar com isso, os cílios(pausa) . . .  o nariz  . . .(pausa) . . . nada, um pouco apertadinhos talvez . . .os lábios. . .
Grasnado: – (angustiado) – Lilly!
Palavras: - . . . apertado, um brilho de mordida de dente na parte de baixo, nenhum coral, nenhum inchaço, já que normalmente . . .
Grasnado: - Geme.
Palavras : - .  .  . o todo tão esbatido e ainda que não fosse isso  para a enorme branca ascensão e queda dos peitos, se espalhando enquanto eles montam e depois subsidiando a natureza deles . . . abertura__________
 Musica : Ruído irreprimível de música de espalhando e de subsidiando misturados a vagas reclamações ___ “Paz!” “Não!” “Por favor!” etc.- de Palavras. Triunfa e conclui.
Palavras:(gentil e expositivamente.) Meu Senhor! (Pausa. Vem barulho de porrete.) Eu concluo, tão pálido e ainda tão estuprado que isso parece não mais a terra do que Mira dentro da Baleia, quando estava em sua décima e máxima magnitude nessa noite particular e brilhando geladamente abaixo ___ e, como dizemos, olhando para cima. (Pausa.) Alguns momentos mais tarde entretanto, tais são os poderes________
Grasnado:(angustiado) Não!
Palavras: - as sobrancelhas desnubladas, um pedaço dos lábios e os olhos  . . . (pausa) . . . as sobrancelhas desnubladas, as narinas dilatadas, um pedaço dos lábios e os olhos . . .(pausa) . . . uma pequena cor retorna às bochechas  e os olhos . . . (de maneira reverente) . . . abertos.
(Pausa.) Depois pra baixo por um pequeno caminho . . . .(Pausa. Muda para timbre poético. Baixo.)




Depois para baixo por um pequeno caminho
Atravessando o lixo
Para onde . . . em direção de onde . . .

Musica : Discreta sugestão para acima.
Palavras : -(tentando cantar a sugestão)

Depois para baixo por um pequeno caminho
Atravessando o lixo
Para onde . . . em direção de onde . . .
Pausa.
Musica: Discreta sugestão para acompanhamento.
Palavras : -(tentando cantar a sugestão)

Tudo escuro sem esmolas
Sem entregas sem palavras
Sem senso sem necessidade . . .
Pausa.
Música: Sugestão mais confiante para acompanhamento.
Palavras: --(tentando cantar a sugestão)

Atravessando a escória
Para baixo por um pequeno caminho
Para onde um vislumbre
Daquela boca de carga.

Pausa.
Musica: Convida com introdução, pausa, convida novamente e finalmente acompanha muito suavemente.
Palavras: - (tentando cantar, suavemente.)







Depois para baixo por um pequeno caminho
Atravessando o lixo
em direção de onde
Tudo escuro sem esmolas
Sem entregas sem palavras
Sem senso sem necessidade
Atravessando a escória
Para baixo por um pequeno caminho
Para onde um vislumbre
Daquela boca de carga.

(Pausa. Chocado.) Meu Senhor! (som da clava deixada cair. Como anterior.) Meu Senhor! ( Esfregações no carpete com interrupções .Elas vão morrendo .Longa pausa.) Bob.(Pausa.) Bob!
Música: Breve resposta grosseira.
Palavras : Música.(implorando.) Musica!
Pausa.
Musica: Baque de porrete misturados com frases que foram mencionadas antes ou apenas boca de carga.
Pausa.
Palavras : -De novo! (Pausa. Implorando.) De novo!
Música : Como antes ou apenas muito suavemente variado.
Pausa.
Palavras:- Suspiro profundo.

                             Cortinas



                                                     

Segue Abaixo a montagem musical,em duas partes, dessa peça pelo compositor americano Morton Feldman. Para quem curte um teatro musical :



Parte um:
Parte dois:




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